Golpe da CNH: entenda o risco dos golpes via SMS e saiba como se proteger
Nos últimos dias, diversas pessoas foram alvo de mensagens fraudulentas, supostamente enviadas pelo Detran, sobre a suspensão da CNH
Nos últimos dias, diversas pessoas foram alvo de mensagens fraudulentas, supostamente enviadas pelo Detran, sobre a suspensão da CNH
Os golpes via SMS têm se tornado cada vez mais frequentes no Brasil, expondo a fragilidade desse canal como meio de enganar consumidores e roubar dados pessoais. Um exemplo recente é o envio de mensagens fraudulentas supostamente atribuídas ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), alegando que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do destinatário está prestes a ser suspensa. As mensagens contêm links falsos que direcionam as vítimas a páginas para pagamento de taxas inexistentes, sob o pretexto de evitar o bloqueio da habilitação.
O SMS, amplamente utilizado para comunicação oficial, tem sido cada vez mais explorado por golpistas. Segundo Amador Gonçalves, cofundador da plataforma gratuita Site Confiável, “o SMS é um terreno fértil para criminosos, pois os usuários tendem a confiar mais nesse tipo de mensagem e, muitas vezes, não verificam a autenticidade das mesmas”.
Golpes como o "SMS dos Correios" e agora o “Golpe da CNH” são exemplos de como os criminosos utilizam links maliciosos para redirecionar usuários a sites fraudulentos ou instalar vírus que capturam dados sensíveis. O uso de shortcodes (números de telefones curtos) para esse envio de mensagens por golpistas também tem se tornado comum, confundindo ainda mais as vítimas, que associam esses números a empresas confiáveis.
Além disso, a mensagem pode apresentar diferentes conteúdos, como um alerta sobre uma possível multa ou até mesmo uma irregularidade no veículo. Por isso, é fundamental estar atento e desconfiar sempre, destaca Amador Gonçalves, cofundador do Site Confiável.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, adote as seguintes medidas:
Amador Gonçalves alerta ainda sobre a sofisticação crescente das fraudes: “Os criminosos estão adaptando suas táticas para explorar a confiança dos consumidores. A conscientização é essencial para evitar prejuízos financeiros e garantir a segurança das informações pessoais.”
Com o aumento da digitalização, é fundamental adotar hábitos de proteção online e desconfiar de mensagens inesperadas. Para verificar links ou tirar dúvidas sobre a segurança de sites, utilize ferramentas confiáveis e informe-se regularmente sobre novas práticas de segurança digital.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Reviravolta no Caso: Pai Acusado de Tentar Matar Filhas em Osasco é Liberado Após Depoim...
Beto Piteri Reassume Prefeitura de Barueri Após Liminar do TSE Suspender Cassação
Parlamentares de Osasco reforçam papel dos trabalhadores no desenvolvimento da sociedade
Prefeitura inicia obras de reforma e ampliação do PS Pestana
Erico Sifronio - 1º de Maio: Dia de Luta e Celebração da Classe Trabalhadora no Campo de Bagatelle